“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”

    Como é que é meus putos esta semana vamos falar de compressão/técnicas de compressão com perdas e sem perdas. Um método de compressão de dados é dito como com perda quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original, mas suficientemente parecida para a ainda poder ser utilizada, este método de compressão de dados é usado normalmente ao compactar um vídeo ou um áudio para a internet. O outro método de compressão é o sem perda de dados que acontece quando a informação obtida após a descompressão é igual á original.
    Dentro dos tipos de compressão com perda e sem perda temos: JPG, PNG, PDF, BPM, GIF, TIFF.
    
    JPG ou JPEG significa "Joint Photographics Experts Group" e é o formato mais popular da internet, devido ao pouco espaço que ocupa. Ele divide uma foto em blocos de 8 em 8 pixeis e compara cada um a um dos 64 blocos e depois determina o peso de cada um deles, como podem ver na imagem abaixo.



    PNG é uma sigla que significa "Portable Network Graphics" e foi criada para facilitar as trocas de imagens na internet, e facilita as trocas porque, tal como o JPG diminui o peso de um ficheiro, tal como a qualidade, mas não diminui tanto como o JPG como podemos ver nesta comparação:
                                                        JPG                                        PNG

    PDF (Portable Document Format) é formato de arquivo desenvolvido pela Adobe em 1993. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto; gráicos e imagens num formato independente de dispositivos e resolução.


    BPM é uma abreviação de "BITMAP", este tipo de arquivo descreve quantos pixeis tem uma imagem e diz qual é a cor de cada pixel, e para determinar a cor de cada pixel ele analisa 3 fatores: luz vermelha, luz verde e luz azul, cada um desses pode ter entre 255 valores. O que torna este sistema muitíssimo pesado. 

    GIF, a sigla significa "Graphics Interchange Format" e são pequenos vídeos repetitivos o que tornou este formato bastante popular, e analiza apenas 256 tipos de cores, o que o torna bastante menos pesado que o bitmap.

    TIFF (acrónimo de Tagged Image File Format) foi criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, porém agora é controlado pela Adobe e é principalmente usado em aplicações de edição de imagens.



Comentários

Mensagens populares